terça-feira, 1 de setembro de 2009


PUBLICIDADE E PROPAGANDA


O consumo de produtos e serviços se deve, em grande parte, à estratégia de divulgação adotada pelas empresas e instituições para despertar o interesse das pessoas. Para isso, o profissional de publicidade e propaganda usa técnicas para criar e manter a boa imagem de produtos, serviços, empresas e pessoas. Ele trabalha com texto, sons e imagens. Tem de pesquisar muito sobre público-alvo, mídia adequada e formas de abordagem, estratégias de venda e de contato com o cliente. "Por ser uma das variáveis que movimenta a economia, a publicidade tem um importante papel", afirma Paulo Gregoraci, presidente da agência W/Brasil, de São Paulo. "A rotina é dura. São muitas reuniões internas e com clientes e veículos de comunicação. Procuramos ter hora para chegar, mas nunca sabemos quando vamos sair do trabalho. O mercado é agitado e concorrido e o clima na agência reflete bastante isso. Quando o concorrente de um cliente lança uma campanha, por exemplo, precisamos bolar, com muita agilidade, uma estratégia de combate", explica Gregoraci. O reconhecimento na área vem quando, além de ser comentada, uma campanha cumpre seu objetivo: estabelecer a marca ou elevar as vendas. O trabalho se divide em um tripé: atendimento (quem faz o meio de campo entre a agência e os interesses e as metas do cliente); criação (que bola as peças publicitárias); e mídia (que define o público-alvo, o meio de comunicação, o veículo, o dia e horário da divulgação - em caso de TV ou rádio - ou quais títulos de revista ou jornal em que as peças serão publicadas).

O MERCADO DE TRABALHO


Além da área de criação, que por ser a mais restrita é também a mais concorrida, o publicitário tem um amplo campo de trabalho - seja no desenvolvimento de estratégias, seja na pesquisa de mercado e promoções. Há boas oportunidades em agências de publicidade, de promoções e eventos, merchandising, comunicação dirigida, assessoria de imprensa e marketing direto. Segundo Vilma Schatzer, coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero, os profissionais são procurados para gerar um relacionamento mais próximo entre as empresas e seu público-alvo. "As melhores oportunidades estão na publicidade online, assim como no marketing pelo celular", acrescenta Vilma A cidade de São Paulo absorve a maioria dos graduados, mas existem alternativas. "Hoje já é possível afirmar que todas as grandes e médias cidades contam com agências e prestadores de serviço na área de marketing e comunicação", informa o professor Luiz Fernando Garcia, coordenador do curso de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Isso porque grandes empresas estão expandindo seus negócios para outras regiões brasileiras e, com isso, abrindo mercados para agências de publicidade, sobretudo no Nordeste e no Centro-Oeste. O interior paulista também é promissor, uma vez que a região tem grande participação na economia do país.

O CURSO

A teoria e a prática estão intimamente ligadas no curso, que tem duração média de quatro anos. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda - política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar uma planilha de custos. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão. Em algumas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social.
Outros nomes: Comun. (public. e prop.); Comun. (public.); Comun. e Mkt. (public. e prop.); Comun. Merc. (promoção e merchandising); Comun. Soc. (gestão da comun. int.); Comun. Soc. (prop. e mkt.); Comun. Soc. (prop. e public.); Comun. Soc. (public. e mkt.); Comun. Soc. (public. e prop. com ênf. em mkt.); Comun. Soc. (public. e prop.); Comun. Soc. (public.); Comun. Soc. (public., prop. com ênf. em mkt.); Comun. Soc. (public., prop. e mkt.); Comun. Soc. (public.e prop.); Prop. e Mkt.; Prop., Public. e Criação (prop.); Public. (prop. e mkt.); Public. (public. e prop.); Public. (public., prop. e mkt.).

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Atendimento Servir de elo entre a agência de publicidade e o cliente para levantar os dados que orientarão a campanha de divulgação de um produto ou de uma empresa. Criação Desenvolver campanhas publicitárias com base na análise de pesquisas sobre o mercado consumidor e o produto. Gerência de produto Administrar as ações de publicidade e de promoção de vendas de um produto. Marketing Planejar e desenvolver o produto ou serviço, estabelecendo estratégias de preço, distribuição e venda, desde a campanha até a aproximação com o público consumidor. Mídia Escolher os veículos de comunicação mais adequados para difundir uma campanha. Negociar a compra de espaço para anúncios em outdoors, jornais, revistas, TVs, rádios e internet. Pesquisa Obter dados sobre as necessidades, o perfil e os hábitos dos consumidores. Avaliar o impacto das campanhas publicitárias sobre o público. Produção Fazer jingles, comerciais e anúncios em rádios, TVs, jornais, revistas, outdoors e websites. Promoção de vendas Elaborar estratégias de vendas. Desenvolver campanhas promocionais de diversos tipos de produto em restaurantes, supermercados e em outros pontos-de-venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário