domingo, 19 de abril de 2009

Escândalo com a Coca-Cola

O Caso Coca-Cola vs. Dolly diz respeito às acusações, feitas pelo presidente da Dolly , fabricante brasileira de refrigerantes, que alega ter sido ameaçado de morte por um ex-funcionário da Coca cola, mas que ainda prestava serviços à empresa, uma vez que não queria vender a empresa para a Coca-Cola. Tudo foi filmado e o material está disponível no site da empresa Dolly.

Curiosamente, com exceção de uma única chamada na Rede Record e na revista ISTOÉ de programas da Rede TV onde a Dolly é a patrocinadora, nenhuma outra emissora de televisão noticiou o caso. Esta não foi a primeira vez em que a companhia enfrentou um escândalo no nível judicial. Anteriormente, pode-se citar o caso Sinaltrainal vs. Coca-Cola

Dolly é uma empresa brasileira que atua no mercado de refrigerantes da região sudeste do país desde 1987 , cujo principal produto é o Dolly Guaraná. Tornou-se notória por encabeçar o patrocínio da emissora brasileira Rede TV!, apesar de comerciais bastante amadorísticos, bem como pelos escândalos envolvendo ex-diretores da Coca Cola , que pressionaram o presidente da empresa para que ela a vendesse ao grupo do refrigerante de Atlanta . Foi a primeira empresa a produzir refrigerantes dietéticos no país.

A respeito do escândalo da Coca-Cola, o presidente da Dolly chegou a ser ameaçado de morte por um ex-funcionário da Coca-Cola , mas que ainda prestava serviços à empresa, uma vez que não queria vender a empresa para a Coca-Cola. Tudo foi filmado e o material esta disponível no site da empresa Dolly. Curiosamente, com exceção de uma única chamada na Rede Record e de programas da Rede TV! , onde a Dolly é a patrocinadora, nenhuma outra emissora de TV noticiou o caso, polêmico, que possui inclusive material em áudio e vídeo como comprovação.

Graças à grande influência da Coca-Cola no mercado publicitario brasileiro, patrocinando inclusive a Seleção Brasileira de Futebol , a empresa conseguiu abafar o caso na maior parte dos grandes meios de comunicação no Brasil. A marca de refrigerantes está presente em todas as edições da Copa do Mundo desde a Copa de 1950 , no Brasil. Duas décadas depois, a empresa intensificou sua presença no esporte ao tornar-se patrocinadora permanente da Fifa e oficial da Copa do Mundo, a partir da edição de 1978 . O contrato mais recente, assinado no ano de 2005, tem validade até 2022. Redes de televisão como a Rede Globo, o Sistema Brasileiro de Televisão e a Rede Bandeirantes; revistas como a Veja e Época, bem como jornais como aFolh de São Paulo nem sequer citaram o escândalo; que certamente ocuparia a primeira página de qualquer grande jornal. O Estado de São Paulo chegou a citar o caso, mais precisamente na revista Consultor Jurídico. A revista Caros Amigos também dedicou uma reportagem sobre o tema, mas ainda assim não foi capa. Na televisão brasileira, apenas a Rede Record, além da Rede TV! , noticiou o caso brevemente.

Se você estiver afim de ver os videos é só acessar o Site da Dolly, lá você poderá conferir todos os videos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário